segunda-feira, 14 de junho de 2010

As mil e uma faces da Virgem Maria



Mais uma vez estive em Fátima. Aquilo é um lugar literalmente místico. Aliás, Portugal tem muitos lugares místicos, lugares de fé, nos quais, de uma maneira ou de outra, você pensa que também tem fé e que os santos te ajudam mesmo.

O Santuário de Fátima é uma enormidade, não gosto da exploração que a Igreja católica faz da fé, mas não posso deixar de admitir que a fé pode mover, literalmente, montanhas. Pessoas ela move porque vi muitas, muitas mesmo, de joelhos se movendo vagarosamente em direção a capela de Fátima, além de uma quantidade imensa de peregrinos que caminhavam em direção à cidade de Fátima, uns com grande dificuldade, mas movidos pela fé seguiam a sua trajetória com o objetivo de fazer, pessoalmente, os seus agradecimentos à Virgem. Sei que as pessoas que vão à Fátima ali se encaminham por força da fé, mas a Igreja não precisava explorar tanto esta fé que ela propaga.

Pois é, mas mesmo não tendo esta grande fé, a apregoada pela Igreja, estive em Fátima e rezei, pedi a Nossa Senhora por todos, até por você, que está lendo isto agora. Sim, porque quase todas as pessoas que lêem os meus escritos são meus amigos, os inimigos jamais se dariam o luxo de entrar no meu blog para me ajudar de alguma maneira. Tenho inimigos ocultos, que não tem coragem de declararem-se como tal, mas são pessoas capazes de denunciarem até o blog e fazer com que a Google exclua-o, como já o fez. Todavia, de nada adiantam as denúncias, não faço nada errado, não ofendo ninguém, a não ser as pessoas que já são ofendidas pela sua própria natureza, aquelas que, por si só, fizeram a opção de sempre achar que estão sendo ofendidas, pessoas inseguras, covardes, não pessoas, mas que se envolvem com pessoas de quem gostamos e que gostam de nós, e que, por isso mesmo, porque não conseguem, por mais que se esforcem, nos afastar, usam de meios não muito recomendáveis para tentar nos agredir. Pronto! Mas até estas pessoas são lembradas nas orações, porque pedimos para que elas se afastem o mais que possam da nossa vida.

  Portanto, pedi isto em Fátima, mas, não satisfeita, estive em outro local de peregrinação aqui de Portugal. Viana do Castelo, no Santuário de Santa Luzia, pedi também por todos, ali também acendi velas, logicamente que mais modernamente que em Fátima, pois ali as velas ainda são de cera e há um queimador de velas, pense aí, você compra a vela, joga dentro do fogareiro, que é imenso, um braseiro da porra, deve ser para queimar os pecados de quem joga ali as velas, embora iludidos de que ali estão jogando os seus pedidos e agradecimentos. O fato é que em Santa Luzia as velas são eletrônicas, acho que e este o termo, você coloca a moeda no local e a luz acende. É porreta. A Igreja de Santa Luzia é linda, uma pena que o dia estava nublado e eu não pude ver a cidade do alto, alto mesmo, você passa quase trinta minutos subindo para chegar à Igreja.

   Não satisfeita com Santa Luzia, que parece não ter gostado muito da minha visita, porque peguei uma conjuntivite que tá aqui me sacaneando, fazendo com que os meus olhos ardam e marejem ou lacrimejem sempre, fui parar em outro local de peregrinos, desta feita já no Minho, em Braga. Ali conheci uma santa que nunca tinha ouvido falar, Nossa Senhora do Sameiro. Rapaz a fé faz cada coisa, pense em você fazer peregrinação para uma Nossa Senhora do Sameiro. Subi, mais uma vez. Primeiro de ônibus até uma determinada altura, depois, você pega um bondinho, daqueles inclinados, e sobe até o Bom Jesus, dali você vai subindo, subindo, subindo e chega até o Sameiro, que tava todo encoberta, pois o dia nublado e chuvoso não permitia que a gente visse um palmo adiante do nariz. Você só descobria os monumentos quando já estava em cima dele, quase batendo a cara na parede; e que paredes! Fico mesmo intrigada ao constatar como se faziam construções desse tipo e nesses locais. Uma coisa maravilhosa, que deve ser vista por tantos quantos tenham a oportunidade de ir ao Norte de Portugal. Mais uma vez pedi à Santa que ajudasse a todos. O problema é que eu não sei se ela ouve mesmo, porque já é difícil para a Nossa Senhora ouvir as súplicas quando lhe são dirigidas diretamente, pior deve ser quando estas lhe chegam através das suas “sósias”, quero dizer das usurpadoras da sua benevolência, Candeias, Conceição, Sameiro, Nazaré etc. Etc.. Bom, mas o fato é que pedi e acendi as velas modernas, aliás, com as quais gastei uma grana, pois quase acendi todo o quadrado que deve comportar umas cem lâmpadas.

   Braga, segundo as informações oficiais, tem 300 igrejas, pois não é que eu encontrei uma igreja de São Victor! Que felicidade meu Deus, saber que o meu neto tem um santo com o seu nome e que eu pude chegar à Igreja construída em sua homenagem e, exclusivamente, por acaso, procurando o Bom Jesus encontrei o São Victor

A Igreja do Bom Jesus estava fechada e a minha máquina acabou a bateria, fiquei sem o registro desta visita, mas acreditem vale a pena ir a Braga e subir até o Santuário.

Depois de ver tantos e tantos santos e santas, achando que já estava no limite da minha peregrinação eucarística, quase virei uma papisa nesta viagem, vá ver Igreja assim na casa da porra, fui até Nazaré, uma cidade praiana já perto de Lisboa. Que surpresa meu Deus! Não dá nem para acreditar em tanta beleza. A cidade tem dois planos: um que fica exatamente no nível do mar e o outra bem no alto. É como se fosse Salvador. Subi o plano inclinado de lá e fiquei mesmo extasiada, quanto pior é que descobri, também por mero acaso, que ali estava a conhecida senhora da Nazaré, olhem bem: A nossa Senhora da Nazaré, não é Nossa Senhora de Nazaré.

Entrei no Santuário e vi de perto a imagem da Virgem, que é de origem espanhola e remonta a 760 d.C. Acreditem que é verdade, e fechei com chave de ouro esta visitação ecumênica não encomendada, e talvez por isso mesmo, tão extraordinária. Agora vou ficar a aguardar que os pedidos se realizem, inclusive o de ter uma máquina digital de melhor qualidade e que eu saiba manusear.

Queria ter feito um relato mais fiel do que estes lugares representam em termos de fé, mas acho que não sou a pessoa indicada para tal, mas você que é um crente deve vir a todos este espaços de fé e, se possível, peçam também por mim, quem sabe estas sósias todas de nossa senhora vos ouçam e resolvam me ajudar de uma vez por todas, realizando todos os desejos que tenho em relação a mim própria e em relação a todos que me cercam e que são importantes para mim. Ave Maria!

5 comentários:

  1. Olá Esmeralda

    Gostei muito do seu escrito e do seu relato da sua viagem ecuménica, onde podia ter ido a São Pedro da Porta Aberta. Lamento e tenho pena por me comparar a um inimigo e não a um amigo. Saiba distinguir as coisas da vida pois somente vê uma vertente e lembre-se que a vida dá muitas voltas. Nunca a considerei uma inimiga ao invés da Esmeralda, mas como vc disse e sendo a "Mãe de Cristo" a vida dá muitas voltas e um dia estamos em cima e de repente a vida torna-se num caos, mas o "seu filho" fez-me mostrar a minha Fé
    Beijos, Miguel Faria

    ResponderExcluir
  2. Miguel
    Otimo que tenha gostado do relato. Não sabia que existia Sao Pedro da Porta Aberta. Fica para uma outra. Nao entendi esta estoria de me comparar a inimigos, até porque você nao está incluido na lista, ainda que dos desconhecidos, pois você é identificado. Lembre-se que, você e a sua consorte, à época, levaram-me a Fatima. As estórias da vida me interessam tão somente quando posso, como faço neste blog, contá-las divertidamente. Sem duvida que a vida nem sempre nos mostra a sua face boa e colorida, mas é por isso mesmo que temos estórias para contar e, mesmo com alguma dificuldade, transformar estorias tristes em texto divertidos, veja tuim-tuim e casa com rodinhas,es por acaso mulher?
    Beijos, na proxima peregrinação, jogo vela por voce também. Dê noticias e Bom proximo jogo. Utilizei o blog porque não tenho seu e-mail

    ResponderExcluir
  3. Amiga, confesso você é unica, e graças a Deus. Leio quase tudo que esta no blog, alguns longos, mas vou até o fim. Quando leio, fico imaginando, caio no riso, outras no choro. A vida é assim.
    É bom fazer uma peregrinação vez outra, e rezar por si, pelos outros, penso que eles tenham mais necessidades.
    Quanto aos que lêem seu blog e criticam, são pequenos e nunca estarão de bem com eles próprios, e rezar para eles encontrarem o caminho deles é bom, assim, deixa você livre. rsrsrs.
    É bom pensar em reunir seus escritos e publicar um livro, um não vários, além de render cifrões. Pense com carinho. Tenho até titulo como sugestão, envio por e-mail.
    Que Nossa Senhora lhe dê tudo que necessitas hoje e sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Deus realmente nos surpreende com certos encontros em nossas vidas.
    O seu Victor sempre esteve aqui rezando por vc e pedindo luz para o seu caminhar, com um amor incrível e uma ligação divina. Agora, aproveitaremos essa mais nova descobertas para rogarmos à São Victor, assim, com certeza, o caminhar será mais leve.
    Que ele a acompanhe sempre e lembre-se que os pensamentos do seu Victor estão com vc.
    Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido neto. Que voce seja mesmo muito feliz e que São Victor te acompanhe aonde vc for e estiver.Parabens à sua mae pelo dia de hoje, 15.07.

    ResponderExcluir