terça-feira, 12 de junho de 2018

O Senhor da Torre XIV - A morte de Isabel



Casa em Arembepe 
Estava inquieta, era uma sensação esquisita, parecia que algo não muito bom estava prestes a acontecer.  Brusky, o meu hottweiler, também parecia inquieto e olhava-me de uma maneira bem estranha, talvez tentando saber qual o motivo da minha aflição, da minha angustia.
O mundo lá fora, parecia também angustiado, não chovia, mas pesadas nuvens escuras cobriam o azul do meu pedaço de céu, sim porque sempre tive um pedação de céu, aquele que nas noites estreladas eu conseguia ver uma concentração imensa de estrelas, apenas olhando para um determinado ponto estando na lateral da minha casa. Aquele era o meu céu, não o dividia com ninguém, eu e eu olhando o que para mim era quase todo o universo, ali concentrado só para mim.
Será que o universo está confirmando o que estou a sentir neste momento? Estava feio o tempo, escuro, diferente. Não, aquele dia não seria um dia como os outros, algo ia acontecer mesmo ou já estava até acontecendo, eu só não sabia o que era.
Tentei ler, escrever, fazer alguma coisa que afastasse aquela sensação, mas estava difícil, o cachorro entrava e saia, também ele não conseguia ficar parado em lugar nenhum.  De repente olho para ele e vejo o pelos do seu dorso arrepiarem, fico nervosa, ele só fazia isto quando via algo de que não gostava. Se ele fizesse isto em relação à alguma pessoa eu tinha de correr para pegá-lo e colocá-lo no canil, pois aquele era um sinal de que ele ia atacar e eu não queria correr qualquer risco. Ele era enorme e um descuido seria uma fatalidade.
O bicho continuava com os pelos eriçados e olhando fixamente para o portão de entrada da casa.
Fui ter com ele, olhei para o mesmo ponto em que ele olhava e não vi nada. Brusky! Chamei-o, mas ele não saiu do lugar, parecia realmente estar vendo algo. Insisti, venha cá, fique aqui ao pé de mim, mas ele não se moveu, começou a rosnar bem forte, sem sair do lugar olhando fixamente para o portão.

Peguei na coleira e puxei ele para entrar na casa, ele, ao invés disto, deu um puxão e disparou em direção ao portão. A única coisa que podia fazer era esperar para ver o que ia acontecer. Ali não tinha ninguém mesmo, só se estivesse do lado de fora do portão.  Fiquei olhando de longe a cena, o cachorro latindo e arranhando o portão, ele realmente estava vendo, farejando algo. 
Bom, vou até o portão, mas para isto tenho de segura-lo, porque se ele escapar a merda está feita, ele é violento e grande para os desconhecidos, e se ele ficasse enfurecido mesmo, eu não iria conseguir controla-lo.
Entreabri o portão um pouquinho, somente no espaço em que dava a minha cabeça, e a resposta não demorou muito,   ali estava o  cavalo do Sr. Garcia D´Ávila, mas ele não estava nele:  entendi então o que tinha se passado, o cachorro deve tê-lo visto, dizem que os animais tem esta facilidade, veem as almas penadas, se não as veem , ao menos pressentem-nas.  
O diabo do homem deve ter entrado na casa, com certeza, ou então foi ao mato fazer qualquer coisa.
De repente o cachorro quase me derruba e começa a latir fortemente, avançando em algo que eu ainda não via direito, uma nevoa escura num formato semelhante a uma pessoa estava diante de nós, de mim e do meu cachorro, que tentava pegar aquela nuvem preta. Nesse momento ouço a voz conhecida do senhor da Torre.
Pega este bicho, tire-o daqui, não vês que ele quer me morder!
-Sr Garcia, cadê o senhor, não estou conseguindo vê-lo.
A nuvem preta se dissipa e consigo ver o Sr. Garcia com uma arma na mão apontando para o cachorro
-Sr. Garcia não se atreva a machucar o meu animal.
- Vamos, tire-o daqui logo, caso contrário vou mata-lo.
Mesmo sabendo que nada disto poderia acontecer, apressei-me em puxar o bicho e tentar coloca-lo no canil, o que foi muito difícil, pois ele não parava de latir e tentar voltar ao lugar onde estava o Sr. Garcia.
Finalmente consigo prendê-lo e volto à entrada da casa, e lá está o velho Sr da Torre. Tomei um susto danado porque ele parecia alquebrado, velho mesmo, até a postura estava horrorosa. Ele continuava envolto numa nuvem escura
Entráda lateral da capela no Castelo Garcia D`Ávila
-Sr. Garcia o que houve?
- Tu que sabes de tudo, não sabes o que aconteceu?
-Não, não sei de nada.
- Não sabes que a Isabel morreu.
- Quem morreu?
-Isabel, a minha filha
-Não posso acreditar em Sr. Garcia.
-Pois é acredite, morreu e lá me deixou aquele neto horrível, aquele gnomo, que será o meu herdeiro.
 - Sr Garcia, só para ter certeza, em que ano estamos?
- 1593, e a minha filha morre com apenas 36 anos, ainda bem que o marido está aí, ao menos cuida daquela aberração.
-Sr. Garcia não fale assim do seu neto, ele ainda vai lhe dar muitas alegrias, o senhor vai se orgulhar muito dele.
- O menino só tem três anos, não sei como poderá me dar qualquer orgulho, no momento só sinto raiva e asco.
- Sabe Senhor Garcia o senhor vai ter que cuidar do seu neto, porque o pai dele vai morrer cedo.
-Como é? O Diogo vai morrer cedo. De onde tiraste esta ideia absurda?
-Dos livros Sr. Garcia, dos livros e da minha madeira preta.
- Como os livros podem dizer isto, o Diogo está aqui, forte e trabalhando muito defendendo estas terras.
- Pois é Sr. Garcia, exatamente na defesa das terras é que o Diogo Dias vai perecer?
Perecer?
- Sim, ele vai perecer e o senhor vai ter que cuidar do Francisco até o dia de sua morte, querendo ou não, é o senhor que vai educá-lo. Agora deixe que eu logo vos diga. Ele vai superar o senhor em ambição, e vai triplicar a sua fortuna.
-Faz-me rir! Não tivera eu tão aborrecido e triste, riria muito desta sua anedota, porque isto é mesmo uma anedota.
- Bom Sr. Garcia se é assim que o senhor que entender, paciência, mas vos digo, o senhor vai se surpreender com as habilidades do seu neto.
-Vamos parar de falar dele, e deixa-me quieto só olhando-te, me dás paz e quero esquecer um pouco o que houve, além de fazer-te calar-te e evitar dizer coisas que podem conduzir-te à inquisição, porque tudo que dissestes pode ser considerada  feitiçaria, e tu sabes disto, ninguém, a não ser as bruxas, tem capacidade de adivinhar o que está por vim. Só fico quieto porque gosto de ti, da maneira que falas, do muito que dizes, e porque, algumas coisas que dizes realmente acontece, como o caso do Governador Brito. Não disse nada a ninguém, pois não queria ver-te em apuros.
- Tá bom senhor Garcia, do que o Senhor que falar?
-Neste momento de absolutamente nada, falas tu do que quiseres.
-Não posso, gostaria de falar do Francisco, mas o senhor corta a conversa todas as vezes que tento conversar sobre ele. 
- Não, dele não quero mesmo.á- Então vamos falar do atual governador geral
- Francisco de Sousa?
-É o senhor quem está a dizer.
-Sim é ele, o Francisco das Manhas.
-Como é que é Sr. Garcia! Francisco das Manhas, o Senhor de Beringel![1]  por que?
-Por que! Porque ele é muito manhoso, [...] de personalidade que se advinha sedutora e insinuante  e facilmente adaptável a novas situações[...][2] não é à toa que estando na armada do rei Sebastião, uma das causas da anexação de Portugal à Espanha, agradou aos espanhóis e terminou por ser nomeado governador, mas ele era, para mim ,não era um bom governador, pois abandonava por demais a sede do governo, por interesses privados.
-É eu soube que ele era muito ambicioso e que estava mesmo era atrás de minas de ouro e prata, e que achava que no Brasil havia uma Potosí.[3]
- Potosí?
-Sim Senhor Garcia, Potosí, o Sr. vai me dizer que não sabe de Potosí; as minas de Prata do Peru.
- Sei sim, mas penso que o “Das Manhas” queria mesmo era encontrar as minas de que trata Gabriel Soares e Melchior Dias, tanto que quando,
“ a notícia de tais descobertas bateu em Salvador, e demorou muito pouco para que o governador-geral do Brasil, Francisco de Sousa, pegasse  na pena e obrasse: “Hey por bem, e serviço de sua majestade, em nome do dito senhor, fazer mercê a Diogo Gonçalves Laço do cargo de capitão das minas de ouro, prata, e metais, que são descobertas, e adiante em seu tempo se descubram nessa vila de São Paulo”. [...]se apenas o funcionário real tomasse para si o que o pioneiro havia encontrado, este ainda poderia resistir. Mas o governador-geral em pessoa, não tardou      a vir atrás de Diogo Gonçalves, para ver as minas com os seus próprios olhos e colocar uma parte do metal no seu próprio bolso. Francisco de Sousa, o governador-geral do Brasil era obcecado por ouro. Tinha acabado de obter as melhores amostrasm e a melhor documentação sobre o ouro no interior do Brasil, açambarcando os restos da expedição de Gabriel Soares de Sousa[...][4]  
- Sim, eu sei que o Francisco de Sousa queria encontrar mesmo as minas de SABARABUÇU, mas isto não significa que ele não tinha outros propósitos, como, por exemplo, entrar nos sertões, portanto, foi e permaneceu em São Paulo durante dois anos, de onde seria mais fácil.
- É isto mesmo, não sei como sabes de tantas coisas, mas ele esquecia das coisas públicas para tratar de interesses particulares.
- Faça-me o favor Sr. Garcia. Quem de vós, portugueses administradores, fez ou faz diferente! Todos os administradores ficaram ricos, veja-se as fortunas deixadas pelos ex governadores, pelos Capitães, Ouvidores, padres etc., aliás uma herança que nos alcança até hoje, onde se pode constatar que, tantos quantos chegam ao poder esquecem do interesse do povo e procuram enriquecer ilicitamente, conforme está devidamente comprovado pelos crimes já apurados e os que estão a ser, e os que, certamente ainda virão a ser, pela Policia Federal do Brasil na operação LAVA JATO, aliás, hoje mesmo, uma outra operação foi deflagrada, e pasmem os senhores, um dos investigados é a filha de um também investigado, que já foi condenado no Mensalão, mas que, ainda assim, ainda ocupa uma posição de destaque  na política, sendo o Presidente de um partido político. Uma lástima mesmo, uma vergonha.  
O Senhor Garcia fez uma cara horrível, e a dureza retornou ao seu rosto e ele levantou-se, e, lançando-me um olhar de ódio, foi-se: deixando apenas a mesma nuvem turva à minha frente. Imaginem vocês se eu tivesse falado o que primeiro  me veio à cabeça: Ora Sr. Garcia! O senhor mesmo enriqueceu em detrimento dos indígenas, o senhor matou índios, pilhou suas terras, apropriou-se de terras, pilhou navio naufragado, se fez vereador para criar posturas em beneficio próprio, enfim, o senhor, como todos os demais, utilizou o mesmo método de todos os administradores  para enriquecer.  É, acho que se tivesse verbalizado o pensamento, já não estaria aqui para contar esta história.!!!!!




[1]  Titulo de nobreza  do O Governador Francisco de Sousa foi Almirante  na armada com Dom Sebastião.
[2] TOLEDO, Roberto Pompeu de   A capital da Solidão e a Capital da Vertigem, Rio de Janeiro 20.15, livro e-book, pp. 121/122
[3] Ver a respeito da ambição e das estratégias de Francisco de Souza, Jorge Caldeira em O Banqueiro do Sertão Vol. 2. Padre Guilherme Pompeu de Almeida, São Paulo, Mameluco, 2006 pp
[4] Idem pp86-87

Nenhum comentário:

Postar um comentário