quinta-feira, 17 de março de 2011

Sugestão Para a Semana Santa

Como está perto da Semana Santa, vou sugerir a vocês uma comida deliciosa, rápida, fácil e mesmo muito, mas muito mesmo, boa.

Não sei o nome dele, sei é que, quando tínhamos dinheiro, ou melhor, quando não tínhamos dinheiro e o bicho era barato e considerado comida de pobre, nós comíamos muito lá em casa. Meu pai adorava e minha mãe fazia sempre, até que o preço do “peixe” ficou impraticável e voltou para a Noruega, sem nos dar o direito de vê-lo retornar, a não ser depois de muito tempo.

Vamos lá:

Bacalhau no Mercado  em São Paulo
Ingredientes.

1,5Kg de bacalhau

1,5kg de batata

Três cebolas médias

Cinco dentes de alho grandes

Cinco folhas de louro

Modo de fazer

Dessalge o bacalhau (coloque no dia anterior o bacalhau em água fria e vá trocando a água durante o decorrer do dia; troque ao menos três vezes)

Retire o bacalhau da água, tire a pele e as espinhas, deixe em lascas grandes, se for do tipo concha em conchas grandes, reserve.

Corte a cebola em rodelas finas desfazendo as rodelas;
Fatie as batatas em rodelas finas (tenha o cuidado de deixá-las na água para não escurecer);

Fatie os dentes de alho

Montagem do prato

Num pirex grande, assadeira, forma descartável, o que você quiser, (melhor o pirex porque vai à mesa- questãode estética),coloque um porção de azeite de oliva (de preferência um bom português), após isto, cubra todo o fundo da vasilha com as lascas do bacalhau, em seguida coloque uma camada de batatas, cubra todo o bacalhau. Depois espalhe uma camada de cebola por cima das batatas e uma parte do alho e algumas folhas de louro. Regue com muito azeite. Repita toda a operação, colocando muito azeite de maneira que a assadeira fique, ao menos, até o meio de azeite. Não tenha pena, lembre que a batata e o bacalhau são cozidos com a água da cebola e o azeite. Se retirar muito o sal do bacalhau acerte o sal, você pode fazer isto colocando um pouco de sal em um dedo de água e verter no prato. Se você gostar pimenta, coloque um pouco papikra picante ou mesmo pimenta calabresa, fica a seu gosto. Coloque no forno e quando a batata estiver cozida,(espete com um garfo uma rodela da batata), está pronto.

 Feito por mim - O da receita
Se você gostar de ovos e de azeitonas você pode colocar;sendo que os ovos devem ser cozidos e fatiados e colocados por cima da última camada.Quanto à azeitona, recomendo as pretas.

Acompanhe com um bom vinho e pão.

BOM APETITE! Agradeça a Deus antes de começar a comer



Nenhum comentário:

Postar um comentário