domingo, 9 de dezembro de 2018

Nao desistam dos sonhos


Não desistam nunca. As metas só se alcançam pela persistência. Não estou dizendo para você insistir no que você sente que vai dar errado, ou em algo que é errado mesmo desde o seu começo, e sim que, se você quer conseguir algo, tem de persistir.
Por que resolvi escrever este texto? Por que sou o exemplo vivo de que tudo o que se quer se consegue, quando  este tudo depende somente de nós mesmos, Quando, para realizarmos algo, necessita-se de outrem, as coisas ficam mais complicadas, mas, mesmo assim, não devemos desistir.
Alcançar metas, realizar sonhos significa encontrar a felicidade, ou vermos os nossos desejos realizados, tudo em nossas mãos. Não importa a idade em que realizemos os nossos sonhos,porque o que importa e alcançarmos  as nossas metas e encontrar a felicidade, porque a felicidade é exatamente isto, o bem estar que sentimos quando realizamos os nossos sonho
Eu queria conhecer Veneza e a Grécia, só consegui aos 60 e na companhia de quem projetei para ir comigo.
Eu realizei muitos sonhos, e sempre digo que os realizei, porque sempre sonhei o que era possível. Não adianta fixar metas impossíveis de serem alcançadas: por exemplo: “quero ter uma casa na Vieira Souto”, sabe quando isto vai acontecer?  Nunca, porque, a não ser com a loteria (mega sena acumulada), isto jamais seria alcançado através dos meus ganhos pessoais. Assim, o melhor de tudo é sonhar o possível, o realizável.
Sacrifícios! Sim sacrifícios as vezes são exigidos, mas se eles contribuirão para alcançar os seus objetivos, por que não? No final vem a grande recompensa, que é exatamente o encontro com o seu desejo, o alcance do seu objetivo. 
Quando aos 14 anos vim veranear na casa da minha amiga Alzira aqui em Itapoan, disse a mim mesma: Eu ainda vou morar neste lugar. Sabe o que aconteceu depois de longos 38 anos!  Eu vim morar em Patamares, onde vivo ainda hoje, mesmo depois de passar por algumas tempestades pessoais, ter de largar a minha casa, a minha vida, os meus amigos, todavia, estou aqui de volta, embora esta volta  tenha sido patrocinada por outrem.
Um dia, também disse que iria morar um período fora do pais. Demorou
, sim demorou, mas passei os melhores últimos anos da minha vida em Portugal, realizando outro sonho, o de ser “Doutora”.
Quando estava ainda no ginásio, no colégio de freiras, eu dizia que seria advogada. Não sei o que me levou a querer ser advogada. Acreditem se quiserem: Fiz o primeiro vestibular em 1973 e passei na UFBA e, apesar de quase ter de abandonar o curso por motivos outros, metas de outros em que fui incluída, consegui o bacharelado em Direito.
Minha vida, pois, é uma sequência de sonhos possíveis e realizáveis, por isso fico indignada quando jovens desistem, no primeiro obstáculo, dos seus sonhos.
Aos sessenta e poucos resolvi que iria costurar, eu que nem sabia pregar um botão ( aliás, esta é uma façanha ainda muito difícil para mim), agora faço  meus vestidos, meus shorts, imagine que fiz até pijama para o companheiro.  INACREDITÁVEL! Não, é real, isto porque  coloquei na cabeça que queria fazer  minhas roupas. Evidentemente que não vou ganhar dinheiro com as minhas costuras, esta meta eu não tenho e nem quero, mas  se necessário,   se tiver alguma necessidade de sobrevivência, posso fazer umas bainhazinhas para   ganhar algum. Aliás, neste particular, posso ganhar  algum com muitas outras coisas: apesar de não gostar, posso ensinar história e direito, posso ser doméstica de luxo(como sei limpar uma casa!), também posso fazer comidas brabas( especialista em quiabada,mocotó, feijoada e  maior especialidade de todas, o malassado. Enfim, por  ter conseguido alcançar todos os meus objetivos tenho uma variedade de opções.
Quando comecei a olhar as capas do meu sofá eu disse: eu tenho certeza que posso fazer isto! E elas estão prontas, lindas. Lógico que não são as perfeições dos profissionais da área, mas fazem uma grande figura.
Os sousplats! Ah os sousplats; lindos, variados; panos escolhidos a
dedo e eles já deixaram as fronteiras do Estado, Estão nas Alagoas, em Pernambuco e alcançarão outro lado do Atlântico. Por que isto aconteceu? Porque eu me propus a fazê-los. Começou com querer ajudar Fabio, que precisava para o restaurante: fiz em um só dia 24 deles.
Não estou querendo aqui fazer nenhuma apoteose de mim, o que quero é que este texto, esta minha experiência com a realização de metas, sirva para ajudar alguém, principalmente os jovens que ainda estão por realizar os seus sonhos.  Que eles não deixem de sonhar, mas tenham em mente que os sonhos devem ser possíveis de
tornarem-se realidade. Não adianta pensar em Ferrari se só se pode ter um gol. Quando se sonha um sonho muito distante da nossa realidade, isto, ao invés de nos ajudar, nos faz sofrer, porque não os alcançaremos, o que nos levará à frustração, e o que era um grande sonho se torna um grande pesadelo.
Também tenho que esclarecer que, muitas vezes, precisamos abandonar alguns dos nossos sonhos: mas isto não é nenhum demérito, é que algumas vezes, no meio do caminho, aparecem obstáculos intransponíveis, mas não se preocupem nem se desesperem, outros sonhos virão e se realizarão e compensarão aquele outro.
Quem conhece o meu irmão Tininho sabe que sonho possível é sonho realizado, apesar de demandar trabalho e sacrifícios. Tenho um orgulho danado dele.  
Vamos em frente gente, sonhem e criem o caminho para a realização deles. Não desistam deles, eles nos fazem realizados, felizes. Outra coisa, não se preocupem com o tempo, porque as vezes demora de acontecer o que queremos, mas é porque tudo tem o seu tempo: Há um tempo para tudo na vida, há o tempo de plantar e o de colher, não há inversão desta ordem.
Ah! A  meta agora é publicar  livros(físico) de história da Bahia colonial, porque virtualmente eles já estão aí. Aguardem kkkkkkkk    

Nenhum comentário:

Postar um comentário